domingo, 22 de novembro de 2015

"Além do Divã"

"Além do Divã" é o nome da recém publicada autobiografia de Flávio Gikovate, psiquiatra brasileiro autor de dezenas de livros e praticante da chamada "psicoterapia breve", na qual aliás identifiquei vários pontos de contato com o coaching.


Meu exemplar chegou ontem (sábado) à noite, e terminei a leitura agora pela manhã. Simples, direto, instigante (no sentido de nos fazer pensar) e generoso, afinal o autor compartilha conosco conceitos e ideias embasados em cerca de 50 anos de prática na qual atendeu mais de 10.000 pacientes!

Confiram este trecho, que confesso que me fez sentir uma ponta de inveja, pois o autor conseguiu colocar em palavras algo que sempre pensei mas nunca consegui articular tão bem:

"Amor é paz e não aventura. Os casais que gostam de aventura podem, juntos, programar atividades mais emocionantes. O amor adulto, em última análise, é a repetição da sensação de paz e aconchego que, um dia, sentimos no colo de nossa mãe. A aventura estava em descer do colo e ir explorar o entorno. O amor é o porto seguro, o mesmo para onde a criança corre quando se vê em apuros. Os que entendem que essa é a natureza do amor e não esperam desse sentimento o que ele não pode dar sentem-se extremamente felizes e realizados com este tipo de encontro."

Você pode até não concordar com tudo o que o Gikovate diz em seus livros, mas senti uma afinidade de pensamento muito grande com este e outros livros mais recentes deste excepcional autor. E ele ainda é um exemplo para mim, que pretendo viver 100 anos e permanecer ativo até o fim da minha vida: 73 anos de idade, atendendo em seu consultório, fazendo programa de rádio na CBN, e compartilhando conosco em seus livros suas reflexões embasadas em fatos observados e não em meras suposições. Podemos até não concordar com tudo o que ele diz, mas não é pouca coisa nos dias de hoje ler um autor que nos faz no mínimo repensar boa parte dos nossos conceitos. No mais, é como ele diz nas palavras finais do livro:

"Tudo o que fiz foi trabalhar muito e registrar o fruto de minhas observações. A qualidade e importância dos resultados são algo que não me cabe avaliar."

Flávio Gikovate (fonte: site do autor)

***************************************************

Ivo Michalick, 22 de novembro de 2015
Belo Horizonte - BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário