terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os ternos escuros de Obama

Vocês já repararam que Barack Obama só usa ternos escuros e camisas sociais brancas? Seria falta de criatividade ou mesmo  preguiça? Longe disto, vejam o que ele disse a respeito (tradução livre feita por mim):

"Vocês devem ter notado que só uso ternos escuros. Estou tentando simplificar as decisões. Não quero precisar decidir sobre o que vestir ou comer porque eu tenho decisões demais para tomar. Você precisa focar sua energia para tomada de decisão. Você precisa se ´rotinizar´, não pode passar o dia sendo distraído por questões triviais."


Barack Obama e seus ternos escuros



Obama, ao menos neste assunto, está certo. Roy Baumeister e John Tierney falam disto e outros assuntos associados em "Força de Vontade - A redescoberta do poder humano". Nossa capacidade de tomar decisões é uma atividade cognitiva e portanto sujeita a fadiga mental. É por isto que não é uma ideia nada boa deixar para tomar decisões importantes no final de um extenuante dia de trabalho, por exemplo. Quanto mais decisões você tomar ao longo do dia menos capacidade você terá para tomar decisões de forma adequada ("forma adequada" aplicada a processo de decisão é algo que pretendo explorar numa futura postagem).

Saiba mais: 

1. Vídeo (em inglês) de Roy Baumeister sobre "Willpower" (título original do livro citado acima).
2. Artigo de John Tierney (em inglês) no The New York Times sobre "Fadiga de Decisão".

***** Nova Lima, 20 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário