sexta-feira, 22 de julho de 2011

PMP para veteranos

Em função do anúncio feito pelo PMI das mudanças que o exame PMP irá sofrer a partir de 31-ago próximo, nos últimos dias alguns colegas tem me perguntado como devem proceder para obter a certificação antes das mudanças. No caso de colegas mais veteranos a minha resposta padrão segue abaixo, passo a passo:


0. Verificação de elegibilidade: verifique se você atende os requisitos de experiência (4500 horas de experiência em atividades de liderança e direção de projetos distribuídas por 36 meses nos últimos 8 anos) e educação em GP (vale qualquer curso ou cursos, feitos por você em qualquer época da sua vida, que somem no mínimo 35 horas de treinamento focado em áreas de conhecimento de GP).

1. Se filiar ao PMI e opcionalmente a algum capítulo brasileiro (de preferência o PMI-MG, do qual sou o atual Presidente!). Custa U$129, mais U$20 do capítulo. Isto irá te dar desconto na inscrição para a prova (sai por U$405 ao invés de U$555) e todos os benefícios da filiação, como por exemplo acesso a versão PDF de todos os padrões do PMI, incluindo o Guia PMBOK.

2. Baixar o Guia PMBOK na área de membros do portal do PMI e fazer uma leitura crítica, começando pelo glossário (muito importante!).

3. Realizar o processo de inscrição para o exame. Se você não for selecionado para auditoria isto deve levar cerca de duas semanas. Se for auditado adicione mais umas quatro semanas.

4. Agendar a prova, que é aplicada online no Brasil em centros Prometric.

5. Comprar e estudar o livro da Rita Mulcahy. No total ele tem cerca de 400 questões simuladas.

6. Fazer pelo menos um simulado completo de 200 questões no mesmo horário em que agendou o exame, até 10 dias antes da data marcada. O ideal é buscar um simulado confiável e que não repita as questões do livro da Rita.

7. Caso se sinta confortável com o resultado, vá em frente e faça a prova. Recomendo um dia antes dar uma nova lida no glossário e capítulos 1 a 3 do Guia PMBOK. Caso não se sinta confortável reagende a prova mais para a frente (até uma semana antes não tem custo por reagendamento) e faça uma revisão nos estudos. Caso reagende para depois de 30-ago se prepare para uma possível revisão em função das mudanças no exame.

8. Caso não seja aprovado, pegue seu "score report" para identificar as  áreas em que precisa estudo adicional, faça um plano de ação e já reagende um novo exame. Como você se filiou no passo 1 isto vai te custar U$275, ao invés de U$375 para não-filiados. Você pode fazer até duas tentativas dentro do ano em que se inscreveu.

Sobre a data do seu exame, compartilhe com o menor grupo de pessoas possível, isto é assunto pessoal e privado de alta prioridade. Deixe para tornar a coisa pública depois que tiver sido aprovado, a melhor pressão neste tipo de projeto é a que colocamos sobre nós mesmos (por isto a recomendação de agendamento do exame logo no item 4).

Agora, caso você não tenha disciplina para estudar por conta própria, avalie a possibilidade de fazer um curso preparatório, mas o investimento (principalmente em tempo, as durações começam a partir de 40h de aula) é alto!

Quando for fazer a prova procure recitar este "mantra do PMP", de minha autoria, que deve te ajudar a entrar no "estado mental" ideal para fazer a prova:

Eu sou gerente de projetos em uma grande organização com estrutura matricial forte. Eu gerencio projetos internos e alinhados com nosso planejamento estratégico. Eu e minha equipe somos totalmente dedicados ao projeto, que gerencio com base em uma metodologia interna de GP aderente ao Guia PMBOK. Nós gerenciamos projetos com base em padrões éticos universais, e em caso de conflitos entre partes interessadas eu priorizo os interesses do cliente. Parte do meu projeto foi terceirizada, e para esta parte eu utilizo um sistema de controle de mudanças contratuais. Busco ser sempre proativo nas situações de conflito indesejável (afinal um mínimo de conflito sempre é bom em projetos), usando sempre que possível o método de confrontação. Quando esgoto minhas possibilidades de resolução de conflitos eu aciono sempre a minha gerência superior. E claro, eu ADORO gerenciar projetos!


 Está em dúvida sobre se vale a pena buscar o PMP? Leia este meu outro post e reflita antes de iniciar o projeto!


***** Ivo Michalick, 22 de julho de 2011, Belo Horizonte - BRASIL

Um comentário: